segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lição 4 EBD - O Poder Irresístivel da Comunhão na Igreja - Esboço da aula

Comunhão, algo glorioso e sobrenatural que acontece aos crentes em Cristo Jesus que andam segundo o Espirito de Deus. Pelo vinculo com Este, cria-se um sentimento de unidade tão profundo e intenso que dizer que são como um só homem (Jz 20.1) é muito superficial. Tendo em vista que em Juízes, todos, ou a boa maioria, são da mesma raça, da mesma religião, da mesma cultura, com leves interferências ou alterações.

A Igreja é composta por pessoas judias, gregas, árabes e bárbaras. De Jerusalém, da Judéia, da Samaria e dos confins da Terra. Porem, pelo vinculo excelente de unidade concedido pelo Espirito Santo, a sua unidade é maior que a dos israelitas do Antigo Pacto. Pessoas de diferentes nacionalidades, raças e culturas são aproximadas e interagem em cooperação por amor a Deus e ao próximo. Sendo participantes do Corpo Místico de Cristo e fazendo com que esse corpo cresça e se fortaleça a cada dia mais.

Duas perguntas são importantes a se fazer dentro da Lição 4 da EBD:

1° Verdadeiramente existe poder na comunhão da Igreja?

2° Esse poder é realmente irresistível?

Dentro da Leitura Bíblica do livro de Atos dos Apóstolos, capítulo dois, versículo quarenta e dois ao quarenta e sete, destaca-se pontos importantes que levaram os discípulos, nos primórdios da Igreja, a crescerem em comunhão.

1° A Sublime Presença do Espirito Santo

A presença do Espirito Santo proporcionou aos discípulos autoridade para pregar, alegria espiritual, convicção da Palavra e das Promessas de Cristo (em especial a promessa da Sua Vinda) e manifestações visíveis e audíveis da Sua Gloria. Alem de ter moldado ainda mais o caráter destes nobres homens de Deus. Por exemplo: o intempestivo agora é o líder cheio de fé e autoridade, o incrédulo nesse momento não deveria duvidar, o egoísta era manso, e exaltado estava humilde, o passivo espiritual agora perseverava, porque a presença de Deus estava abundante naquele lugar. Paulo mostra alguns fatores necessários para se viver em comunhão: “Rogo-vos que andeis como é digno da vocação de fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Procurando guardar a unidade do Espirito pelo vinculo da paz...Ef 4.1-3”

Sem a presença do Espirito Santo, dificilmente conseguiríamos falar desses atributos da comunhão. Pois os frutos de Sua Presença são: “caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Gl 5.22”

Se você está sem comunhão em seu lar, ou em seu trabalho, ou em sua igreja, o principio necessário para obtê-la é: buscar a presença do Espirito Santo de Deus.

2° A perseverança

A ação do Espirito era real e maravilhosa e os impulsionavam como se fosse um combustível espiritual. Por isso eles “perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. At 2.42”

Na Doutrina

A Doutrina dos Apóstolos era falar de Jesus. Começando do Antigo Testamento, passando pelo Seu nascimento, ministério, morte, ressurreição, ascensão e promessas futuras. Eles, por sua vez perseveravam em conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor.

Na Comunhão

Eles perseveravam na comunhão. Era um sentimento coletivo de estar em comunhão. Com humildade, mansidão, longanimidade, amor mutuo, empatia e a busca pela paz eles conseguiam refrear suas línguas, cessavam contendas se houvesse, resolviam problemas simples, mas que, se deixasse, crescia mais do que o crescimento da Igreja (At 6.1-7), etc. Tudo debaixo da direção divina.

No partir do Pão

O partir do pão é uma parte especial daquele momento. Porque Israel estava sob o jugo Romano. Este cobrava impostos elevados e submetia a população a necessidades financeiras expressivas. Todos possuíam um sentimento de individualismo e posse. Não era para menos!

Mas pela extraordinária ação do Espirito de Deus, o sentimento de caridade era tão positivo que fazia com que muitos vendessem suas propriedades e entregavam os valores destas aos pés dos apóstolos afim de que todos os que tivessem necessidades, esta fossem supridas.

Nas orações

Nada melhor do que momentos de orações a Deus, não é?! Melhor ainda quando se ora com alguém ou alguns com ferver de Deus. Compartilhando de “um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos e por todos, e em todos. Ef 4.5-6”

Eles tinham relacionamento com Deus através das orações e da busca pela Doutrina dos Apóstolos e com os irmãos pelo ato de ajudar o necessitado e perseverar em comunhão.

Essa comunhão dava bons frutos, dentre eles: o temor (At 2.43a), as muitas maravilhas e sinais (At 2.43b), ação de solidariedade e assistência ao necessitado (At 2.45), louvor e adoração a Deus (At 2.47a) e, com isso, havia crescimento da igreja (At 2.47b) pela bondade de Deus.

Deus se agrada em ver sua Igreja em comunhão. É como o óleo que desse da cabeça até a orla das vestes de Arão: Perfumado. É como o orvalho do monte Hermom sobre o monte Sião: abençoador (Sl 133.2-3)

Em resposta as duas perguntas feitas no inicio desse estudo, diz uma estória, que um Judeu sábio estava acamado, enfermo, em estado terminal e estava muito angustiado pela desunião de seus doze filhos.

Para mostrar o quanto ele desejava que esta situação se resolvesse, reuniu seus doze filhos e pediu para o mais velho ir à uma arvore próxima e pegar um de seus galhos e trouxesse para o pai. E assim o filho fez.

Logo depois ordenou ao segundo mais velho. E assim o seu outro filho fez. E um após o outro trouxe ao pai um galhinho cada.

O pai, tomando todos aqueles galhos em suas mãos frágeis, os uniu e disse ao mais velho: quebre todos estes galhos dessa maneira. O filho tentou por varias vezes e não teve sucesso. Passou pela mão de todos os filhos e nenhum deles conseguiu quebrar aquela quantidade galhos.

O pai então disse: dá-me estes galhos. E, separando um a um começou quebrar os galhos e dizer: se vocês permanecerem juntos, nenhum será quebrado. Se vocês se separarem toda nossa família será despedaçada. Se vocês se dividirem o vosso reino não permanecerá. Se vocês acharem que é melhor viver sozinho, quando vierem as lutas e as dificuldades, vocês não resistirão.

Mas, se vocês ficarem unidos, ainda que venham dificuldades doze vezes maiores e piores em vossas vidas, eu tenho certeza que vocês conseguirão vencer.

Há poder na comunhão. E esse poder sem duvida é irresistível. Ei! Você, nunca rejeite o fato de buscar estar em comunhão com Deus e com o seu próximo. Deus se agrada disso!

Deus lhes conceda comunhão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário