domingo, 30 de janeiro de 2011

Lição 5 - EBD - Sinais e Maravilha na Igreja - Esboço da Aula

Não precisa pensar muito no que tange a milagres para saber que estes diminuíram, e muito, no meio da Igreja e dos crentes em Cristo Jesus da atualidade.

Mas por quê? Qual seria a explicação para este fato? O que mostra a Bíblia quanto a isto?

Para tentar responder estas perguntas, vamos verificar o que antecedeu e sucedeu um milagre. E aprender o que precisamos fazer, ou não, para sermos participantes ativos dos milagres de Deus.

Quero ilustrar este estudo analisando alguns versículos da passagem de Atos 3.1-12.

· “Pedro e João subiam juntos ao templo... (v1 a)”

1. União

Estar unido é um dos ingredientes da ação de Deus no meio do seu povo.

2. Servir a Deus

O ato de ir ao templo e servi-lo é muito apreciado por Deus. Ser Igreja é servir a Deus e ao próximo com temor e alegria.

· “... à hora da oração, a nona... (v2 b)”

3. Perseverar em buscar a Deus

Pedro e João não negligenciavam os momentos para Deus. Eles tiravam tempo para buscar ao Senhor. É como Daniel ministro de varias províncias da Babilônia, porem três vezes ao dia punha-se em oração a Deus.

4. Oração

Um dos marcos da Igreja Primitiva é a oração. Entendemos que pouca oração, pouco poder. Mais oração, mais poder. Os milagres estão diretamente relacionados à oração.

· “... E Pedro, com João, fitando os olhos nele... (v4 a)”

5. Não fazer acepção de pessoas

Os dois homens de Deus não fizeram acepção do homem socialmente rejeitado. Olharam para ele com olhar de misericórdia e fé.

6. Observar pela fé a necessidade do necessitado

A necessidade mostrada pelo coxo era o valor em dinheiro. Porem a necessidade real é vista pelo homem espiritual.

· “... Olha para nós... (v4 b)”

7. Buscar ser visto como homem / mulher de Deus

Pedro e João chamaram a atenção do coxo, que desconfiava totalmente dos religiosos que entravam no templo e davam suas esmolas para aparecer. O olhar do mendigo é um olhar de esperança nos homens de Deus.

· “... E disse Pedro... (v6 a)”

8. Cuidado com o que vai dizer

É importante dizer alguma coisa. Tomar cuidado no que diz é mais importante ainda. Conseguimos ganhar uma pessoa para Deus com centenas de palavras, mas para mantê-la destituída da presença do Todo Poderoso basta poucas.

· “... Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isso te dou... (v6 b)”

9. É preciso conhecer o que tens

Pedro não tinha uma moeda de menor nem de maior valor. Porem tinha um Nome que valia mais do que tudo. Pedro já tinha provado e conhecia deste valor (que é inestimável). É necessário conhecer e prosseguir em conhecer o que temos.

10. Dar, não vender ou trocar

Pedro recebeu de graça e deu o que tinha recebido. Ele não trocou por nada. Nem tampouco vendeu o que tinha.

· “...Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno... (v6 c)”

11. Usar a autoridade do Nome de Jesus

Aquele que cumpre os procedimentos a que está subordinado, tem autoridade em tudo fazer. O procedimento primeiro de Jesus aos discípulos era utilizar o Seu Nome para pedir, batizar, interceder, curar, expulsar demônios e pregar a Palavra. Dessa forma os discípulos tinham autoridade em tudo fazer. Tudo o que fazer, faça em Nome de Jesus.

· “...Levanta-te e anda... (v6 d)”

12. Crer no que prega

Pedro um dia viveu essa realidade. Não era coxo nem mendigava. Mas, certo dia Jesus o impulsionou a andar por sobre as águas do Mar da Galileia. Pedro cria no que estava pregando para o coxo por ter vivido em sua vida.

· “... E, tomando-o pela mão direita, o levantou... (v7 a)”

13. Ajude a incredulidade do fraco

Uma semente cai à beira do caminho e, desprotegida logo é arrebatada. Outra cai nos pedregais e não cria raízes. Outra cai nos espinhos e, depois de um tempo é sufocada. O importante é que o semeador não pode desistir. Tem que ajudar a incredulidade dos fracos e suportá-los. Para que em um dado momento encontramos a boa terra que frutifica o milagre.

· “...Logo os seus pés e tornozelos se firmaram... (v7 b)”

14. Tem nossas ações e a ação de Deus

Jesus chegou a Betânia para RESSUCITAR um morto. Porem diz aos homens: Tirai a pedra. Deus quer que sejamos coadjuvantes do milagre. Pois o protagonista é Ele. Nós temos um pequeno papel na historia, mas, Ele tem o papel principal.

· “... E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus... (v8)”

15. Mantenha sua vida no altar

Pedro e João não se envaideceram por causa do milagre ocorrido. Mas manteve o mesmo propósito de ir para o templo e buscar a face do Senhor.

16. Entre no templo para adorar a Deus

Agradecimento a Deus é o canal por onde corre a graça de Cristo. Todos eles entraram no templo, um em especial, literalmente correu e adorar. Alguns recebem o milagre e vão viver bem distante do Deus que lhe deu o milagre. Não podemos ser iguais aos nove leprosos.

· “...E. apegando-se ele a Pedro e João... (v11 a)”

17. Deus executa o milagre e dá para nós cuidar

Na parábola do Bom Samaritano, este socorre um homem (executa o milagre), leva-o para a estalagem (Igreja), fica com ele (Sua presença) e deixa aos cuidados do hospedeiro (nós) até quando ele VOLTAR. Aleluia!!!

· “... Todo povo correu atônito para junto deles... (v 11 b)”

18. Muito cuidado com o povo

No meio desse povo estão pessoas que se maravilham pelo Deus da nossa vida. Outras vão para te desacreditar. Outras para te prender em cadeias. É importante tomar cuidado para não ser aclamado santo, ou mais santo que os outros.

· “...E, quando Pedro viu isto, disse ao povo... (v12 a)”

19. Aproveite a oportunidade que Deus dá

Disse um sábio que três coisas não voltam atrás: flecha lançada, palavra falada e oportunidade perdida. Os milagres servem para abrir oportunidades. Aproveitá-las é especial. Pois nossas palavras vão acompanhadas de realidade espiritual.

· “...Ou por que olhais tanto para nós como se por nossa virtude ou santidade fizemos andar este homem... (v12 c)”

20. O milagre não serve para ostentação pessoal

Dois são os propósitos do milagre: glorificar a Deus e expandir-lhe o Reino. Nunca deve servir para ostentação pessoal. Deus não se agrada desse posicionamento.

Se Deus te honrou, saiba que ele fez para Sua Gloria. A Gloria deve ser sempre de Deus e Ele por Sua vontade e misericórdia dispensa a nós honras.

Nesse estudo foram destacados alguns pontos importantes do milagre da porta formosa do templo, onde um coxo teve perfeita saúde, sendo coxo desde nascimento.

Estes detalhes pré e pós milagre são necessários para a Igreja atual que não vive mais o milagre de Deus. Na realidade nós, a Igreja, estamos mudando o foco de atuação. Estamos querendo mais as bênçãos terrenas e materiais do que as maravilhosas e diversificadas bênçãos que tem no céu.

Sejamos diferentes e busquemos hoje mesmo os milagres do Senhor. Deus lhes abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário