segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Lição 6 - EBD - A Importância da Disciplina na Igreja - Esboço de Aula

A lição 6 da EBD dará ênfase ao capitulo cinco de Atos. Neste capitulo encontra-se a historia de Ananias e Safira, um casal que se uniram primeiro para dar lugar à Satanás e segundo para pecar contra o Espirito Santo de Deus. O fim deste casal é impressionante e trágico.

Lucas registra no final do capitulo quatro que “não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. At 4.34-35”.

Nesse contexto de voluntariedade e desprendimento, aparece um homem chamado José. Este homem vende sua herdade e doa para a Igreja. E, no texto, fica subentendido que as pessoas, incluindo os apóstolos, valorizaram muito a oferta desse irmão e pelo jeito veio num momento de muita necessidade, pois até o cognominaram de Barnabé, que significa “Filho da Consolação”. Provavelmente teve seu nome honrado e por certo teve boa repercussão o seu ato (At 4.36-37).

Mas, diz a Biblia, surge um homem chamado Ananias com sua mulher chamada Safira para servir de exemplo para todos os Cristãos.

Eu abro um parêntese nesse estudo para dizer o seguinte: (existem pessoas que apanham, apanham e não sabem por que estão apanhando; existem outras que apanham, apanham e não aprendem; existem outras que apanham, apanham, mas aprendem; e, por fim, existem outras que aprendem com os erros dos outros).

Olhando para Ananias e Safira aprendemos pelo menos três verdades que não podemos esquecer:

1. Ananias e Safira deixaram Satanás encher seu coração

Pedro falou explicitamente: “... Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espirito Santo e retivesses parte do preço da herdade? At 5.3”

O problema não era ter retido o preço. Por que logo após Pedro disse para ele: “guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. At 5.4”

Veja algumas atitudes de Ananias que abriu as portas para Satanás o usar:

· Ananias teve inveja de Barnabé – Inveja;

· Ananias queria receber gloria do povo – Vangloria;

· Ananias queria uma melhor posição diante dos apóstolos – Vaidade;

· Ananias estava retendo um valor para sua segurança – Avareza.

Todas essas atitudes levaram Ananias a planejar uma mentira em conluio com sua mulher. O pecado de Ananias e Safira foram a mentira, não a homens, mas a Deus (At 5.4b). Mas a mentira foi gerada a partir de micro-processos espiritualmente negativos que não tiveram vigilância a tempo.

A maioria de nós acha que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa. Quando isso é demasiado entra-se no campo da inveja. Ter inveja é desejar ardentemente o que o outro tem. Barnabé tinha reconhecimento, Ananias também queria; Barnabé teve o nome trocado, Ananias provavelmente também queria, e assim por diante.

A vangloria foi um dos pontos que levaram Ananias a fechar os olhos para o perigo da presença do inimigo. Muitos servos de Deus estão sendo levados pela vangloria se deixando enganar assim como Herodes, que não deu glorias a Deus (At 12.23).

“Deus resiste aos soberbos, dá, porem, graça aos humildes (Tg 4.6)” Deus enoja-se da vaidade. A vaidade é amiga intima da soberba. É parente próxima da vangloria. E o seu fim é no mínimo inadequado.

A avareza fez de Ananias e Safira descrentes. Eles guardaram um valor para sua segurança. Enquanto Barnabé depositava aos pés dos apóstolos o valor total de sua venda, e confiava na providencia de Deus, e pensava no beneficio coletivo e não apenas em si mesmo, Ananias e Safira agiam com engano, com incredulidade, egoísmo e mentira. À contra mão da regra estabelecida pela Presença do Espirito Santo.

Não há possibilidade de servir a Deus e a Mamom – Riquezas, Mt 6.24. Deus quer que o sirvamos integralmente: corpo, alma e espirito.

Não devemos confiar no nosso emprego e no nosso salário, precisamos confiar no Deus que pode realizar mais do que pedimos e pensamos segundo o poder que em nós opera (Ef 3.20). Não devemos tributar nossa confiança no homem (Jr 17.5). Confie em Deus! Ele te guardará e ajudará! (Sl 125.1-2).

2. Ananias e Safira mentiram para o Espirito Santo de Deus

A mentira dos nossos personagens foram uma das mais tolas que podemos usar como exemplo. Porem, enquanto todos estavam cheios e enchendo-se do poder de Deus, buscando a Deus com grande intensidade, um anátema se colocou no meio deles. Ananias negligenciou tudo o que sentira, ouvira e vira naqueles dias.

Quando se está em guerra espiritual (Js 7) alguns cuidados deve se tomar:

· Deve-se ter cuidado em não desprezar o inimigo, por menor que pareça (Js 7.3);

· Deve-se ter cuidado de consultar a Deus em tudo (Js 7.3-4);

· Deve-se ter cuidado em buscar a Deus nas adversidades (Js 7.7-9);

· Deve-se ter cuidado de reconhecer o erro (Js 7.10-15);

· Deve-se ter cuidado em santificar (Js 7.16);

· Deve-se ter cuidado em tirar o anátema do meio dos guerreiros (Js 7.24-26).

Os apóstolos estavam em guerra espiritual. O diabo trabalha a todo tempo para desarraigar um soldado inimigo e assim colocá-lo como anátema justamente no meio do exercito de Cristo.

Se parece uma mentirinha a mentira de Ananias e Safira vale a pena relembrar o ditado de nossos pais: “não existe mentirinha nem mentirona, tudo é mentira, tudo é pecado, tudo é anátema.”

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso ceifará. Gl 6.7.” Os mentirosos não herdarão o Reino de Deus (Ap 21.8).

3. Faltam Pedros para Ananias e Safiras de hoje em dia

Se fosse analisar com coerência Cristã nos dias de hoje, teríamos inúmeros (digo: inúmeros) enterros em nossas igrejas. Porem falta Pedros para os Ananias e Safiras que estão infiltrados no meio do povo da guerra.

É fácil dizer que os que enganam terão morte espiritual. E que o ímpio não permanecerá na casa dos justos. Sim! É também real. Mas, Pedro disse clara e audivelmente: “Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espirito Santo e retivesses parte do preço da herdade? At 5.3”

Algumas características de Pedro

· Discernimento de Espirito;

· Coragem no Espirito;

· Interpretação e visão no Espirito;

· Autoridade no Espirito;

· Direcionamento do Espirito;

· Intimidade com o Espirito;

· Sensibilidade a voz do Espirito.

Pastores, pregadores, obreiros de uma maneira geral, ao olhar para Pedro, precisamos atentar para a necessidade que temos de crescer ainda mais em fé e graça diante de Deus. Deus pode nos usar com grande poder e gloria. Deus pode fazer com que sejamos mais bem realizados no uso dos dons. Basta reconhecer que estamos no raso das águas de Ezequiel (Ez 47), basta reconhecer que precisamos de uma tenaz nos lábios (Is 6), basta pedir o que pediu Davi (Sl 51.11), basta nos humilharmos em adoração a Deus (Jl 2.12-13).

É verdades simples, porem, reais e incontestáveis. Deus requer de nós mais do que achamos que estamos lhe dando. Deus quer um povo que O ama e que O busca.

Não desfaleça sua fé. Se estas na condição de Ananias e Safira, em Nome de Jesus eu te peço, peça misericórdia a Deus, se converta, pois Deus está pronto a estender-lhe a mão.

Se você está com o desejo de ser igual a Pedro, boa coisa almeja! Pois, Deus quer homens corajosos para enfrentar as adversidades e os anátemas na Igreja.

Se você é Barnabé, parabéns!!! Que Deus lhe conceda graça e fé para continuar. A sua fé ajuda a muitos. Só tome cuidado de não fazer com que o irmão ao lado peque por querer ser igual a você, como fez Ananias, e não conseguir. O que a sua mão direita fizer a esquerda não precisa ficar sabendo (Mt 6.3), quanto mais os irmãos ao lado.

Se você pertence ao povo de Deus de uma maneira geral, a palavra de Deus para você hoje é essa: “Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de vós, Israel; diante dos vossos inimigos não podereis suster-vos, até que tireis o anátema do meio de vós. Js 7.13”

Que Deus lhes dê discernimento no Espirito e que os dons que vem do Pai das Luzes alumie seus caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário