terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lição 7 EBD - Assistencia Social um importante negocio - Esboço da aula.

Religião, mais do que a crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, significa “religação”. Em síntese a religião objetiva ligar, ou tornar ligar, o homem a Deus. A religião é importante sendo vivida e temperada com amor. Religião sem amor é impulsionada por radicalismos, legalismos e preconceitos.

Os religiosos da época de Jesus eram ótimos estudiosos da Lei, porém poucos eram executores da mesma. Uma parábola ilustra muito bem a situação dos religiosos daquela época: a parábola do Bom Samaritano (Lc 10.30-35).

Nessa parábola, Jesus conta de um homem necessitado, que visivelmente precisa de ajuda e, os dois que eram teoricamente estruturados na religião, passam de largo. Os que sabiam e reconheciam que o amor tinha de ser vertical – para com Deus - e também na horizontal – para com os homens.

Jesus evidencia nessa parábola, que o amor é um ato, a ação, o desejo de fazer o bem para outrem. E não simplesmente falar, pregar, cantar, escrever ou ensinar. Não é algo estático e sem vida, é algo que motiva em realizar diferença em situações chaves. Onde o ser humano é vitimado.

A religião que a Bíblia mostra é a seguinte: “Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o coração, a religião desses é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo. Tg 1:25-26”

Três são as características segundo a Bíblia Sagrada:

1. Refrear a Língua

A língua, em Tiago três, é chamada de fogo que incendeia bosques e é inflamada pelo inferno; é chamada de leme, que manipula uma grande embarcação; é chamada de venenosa; e com ela se adora a Deus e amaldiçoa o irmão, dizendo que da língua procede a coisas boas e edificantes e também coisas más, que Deus não se agrada.

A língua bloqueou uma quantidade imensa de homens e mulheres no deserto quando entraram para espiar a terra (Nm 13). Colocaram fogo ao iniciarem a difamação da terra (v32); manipularam como um leme uma grande parcela do povo de Deus (Nm 14:1); envenenou com o veneno da murmuração e da rebelião (Nm 14:1-3); e por fim, ultrajaram a promessa, o líder, os planos e o poder de Deus.

Refrear a língua é o básico exigido pela Bíblia para validar que possuímos fé ou religião. Quando nos distanciamos desta verdade, a nossa religião se torna vã.

2. Visitar os órfãos e as Viúvas

Os órfãos dependem de cuidados especiais no âmbito fisiológico (necessidades para a vida: comer, beber, vestir, dormir), emocional (consolo familiar e amigos) e espiritual (intercessão e palavra de conforto). Os órfãos representam as necessidades que acompanha uma estrutura paralela para enfrentar a vida e observar o futuro.

As viúvas da época dos apóstolos eram devidamente cadastradas (1Tm 5) para participarem da partilha do alimento. Em um dado momento na Igreja Primitiva, houve uma murmuração dos de fala grega contra os hebreus dizendo que estava existindo entre eles a acepção das viúvas gregas (At 6). A Igreja se mobiliza para alinhar este principio de murmuração, afim de que não crescesse ainda mais e prejudicasse a obra.

As viúvas precisam de uma ajuda mais à pronta entrega. As necessidades são para agora. Elas não conseguiam sair para trabalhar como é nos dias de hoje. O marido era o provedor por excelência. Sendo agora viúvas, os filhos ou os netos tinham que cuidar delas (1Tm 5:4). A Igreja também ajudava àquela que não precisavam.

Ajudar o necessitado está diretamente relacionado à expressão da religião. Em outro momento Tiago disse: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” Tg 2:14-17

Ajudar o necessitado é a base da nossa religião. E do versículo áureo da Bíblia: “Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o entendimento e ao teu empréstimo a ao teu próximo como a ti mesmo.”(Lc 10:27)

3. Guardar-se da corrupção

A terceira característica da religião cristã está no fato do religioso guardar-se da corrupção do mundo. Afastar-se da aparência do mal (1 Ts 5:22) e chegar-se a Deus (Tg 4:8). Resistir ao diabo (Tg 4:7) e fugir da prostituição (1Co 6:18). Jose, para validar a sua fé, fugiu da presença da mulher de Portifar e não pecar contra Deus (Gn 39:8-16).

Hoje, quando se fala de religiosos, logo, ligamos a pessoas hipócritas e que vivem de aparência. Porem, no sentido bom da palavra ser religioso é ser seguidor de uma doutrina ou religião.

Desta forma seguimos a Cristo e Sua doce Palavra. Que possamos, no momento em que formos chamados para dar razão da nossa fé (1Pe 3:15), nossas palavras sejam acompanhadas de excelentes obras. Pois a Bíblia mostra que a religião pura e imaculada para com Deus é refrear a língua, ajudar os necessitados e guardar-se da corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário