domingo, 13 de fevereiro de 2011

Destino da alma e do espirito ao morrer

Pergunta: Quando a pessoa morre o seu espírito e sua alma vai ou para o céu ou inferno, ou o espírito vai para Deus e sua alma vai para o inferno?
Para responder tal pergunta vamos entender o que a Bíblia diz sobre alma e espírito.
Os escritores do A.T não se preocupam em diferenciar alma de espírito:
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida. E o homem foi feito ALMA VIVENTE” (Gn 2.7).
No versículo em questão Deus tomou algo material (pó da terra) com algo imaterial (fôlego de vida – seu sopro) para torná-lo alma vivente.
O espírito do homem susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o suportará?” Pv 18,14.
Nesse Proverbio o espirito sustem na enfermidade porem se estiver abatido não suportará a enfermidade. Dizendo que o espirito nesse contexto tem função que damos para alma hoje em dia, como centro das emoções.
“Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.” Sl 146,4
Nesse Salmo o espirito é a vida do Ser Humano, na ausencia desse, o Homem morre.
São muitas referencias que colocam o espirito e a alma na mesma condição na A.T.
A titulo de conhecimento, o termo espírito deriva do hebraico “ruah”, do grego “pneuma”, do latim “spiritus”, e significa sopro, hálito, vento, princípio de vida. Logo, nossa parte imaterial ou espiritual foi formada de uma parte da essência (do sopro) de Deus (Ez 3.19; Pv 23.14; Sl 33.19).
Já no N.T percebesse uma distinção entre alma e espirito, porem, baseado em duas vertentes: Homem interior e Homem exterior (2Co 4,16).
O Homem interior é o fôlego de vida soprado por Deus (alma e espirito) e Homem exterior é o corpo formado do pó da terra.
“A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46-47).
Maria estava dizendo que estava emocionalmente agradecida e espiritualmente alegre pelas bênçãos de Deus.
Em primeira Tessalonicenses, Paulo, ao finalizar esta carta disse:
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espirito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”1 Ts 5,23.
Este versículo vai de encontro com a teoria de que o Homem é um Ser dicotômico (corpo e alma). Nós, pela Palavra de Deus, cremos que o Homem é um Ser tricotômico: corpo, alma e espirito.
Hebreus 4,12 diz que “a Palavra de Deus é viva... e penetra até a divisão da alma e do espirito”.
O versículo em questão diz que a Palavra de Deus é muito mais potente que a espada mais poderosa e afiada que existe. Pois ela consegue distinguir aquilo que é imaterial, invisível, imortal e o que é sentimentos humanos e necessidades espirituais.
Não divide, mas distingue: uma coisa é a alma e outra coisa é o espirito. Mas os dois são inseparáveis e fazem parte do Homem interior. Segue algumas diferenças entre alma e espirito:
· A alma é o órgão que orienta a vida do corpo e estabelece contato com o mundo em redor. O espirito estabelece contato com Deus;
· A alma é sede dos sentimentos, do intelecto, da vontade e do temperamento. O espirito é a sede da essência de Deus: seu sopro.
· Com a alma amamos a Deus e ao próximo, com o corpo servimos a Deus e com o espirito (na ajuda do ESPIRITO SANTO) adoramos e O buscamos.
· O Espirito Santo testifica com nosso espirito que somos filhos de Deus (Rm 8,16). E, alegra nossa alma para glorificarmos e sermos agradecidos a Deus (Lc 1,46-47).
Enfim, alma e espirito são inseparáveis, porem os objetivos são diferentes. São de igual modo invisível e imortal. Por serem inseparáveis e imortais, a resposta a pergunta base desse estudo é: se a alma for para o inferno o espirito também irá. Se o espirito for para o céu a alma igualmente irá.
Eclesiastes 12,7 diz: “... e o pó volte à terra, como era, e o espirito volte a Deus, que o deu.”
Este versículo fala que o espirito (espirito e alma) fica à disposição de Deus após a morte. Deus se encarrega de destinar seu caminho: paraíso ou Hades (local de tormento, inferno).
O espirito-alma dos fieis vai para o paraíso onde gozarão de descanso, consolação e felicidade (Ap 14,13; Lc 16,23,25) Por isto é preciosa à vista do Senhor a morte dos santos (Sl 116,15).
O espirito-alma dos injustos irá para o Hades, um lugar de tormentos, onde aguardarão a ressurreição para o julgamento final (Lc 16,22-23, Ap 20,11-12).
Na parábola do Rico e o Lazaro (Lc 16, 19-31), mostra que onde estiver a alma e o espirito após a morte, estará consciente do mundo físico e espiritual.
Por isso, o homem rico clama por água, solicita que preguem para seus familiares e interage com Abraão. O homem rico não clama por perdão ou misericórdia apenas pede água para si e que alguém fale para os de fora para não irem para onde ele está. Abraão da mesma maneira interage com ele dizendo que os que estão vivos têm a Lei e os profetas e mesmo assim não creram.
Portanto seja no Hades ou no Paraíso a alma e o espirito dado por Deus ao Homem estará vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário